Descrição
O Jornalismo Especializado tem crescido sobretudo nas duas últimas décadas em nosso país em função do surgimento de revistas especializadas e da consolidação de editorias especializadas nos veículos de informação geral (especialmente revistas e jornais), mas também com a presença de portais na Web e mais recentemente de páginas com esse perfil nas mídias sociais. O curso analisa esta realidade, conceitua jornalismo especializado, apresenta algumas de suas principais modalidades (o jornalismo científico, o jornalismo ambiental e o jornalismo em saúde, por exemplo) e define as etapas de produção e edição de uma reportagem especializada. Situa ainda os grandes interesses que rondam a produção e circulação de informações especializadas e ressalta a importância dos centros produtores de conhecimento (universidades, institutos, empresas e laboratórios de pesquisa) como fontes fundamentais para a consolidação do Jornalismo Especializado. Como recursos pedagógicos adicionais, o curso traz dezenas de artigos on-line, links úteis, vídeos e áudios, além de bibliografia atualizada sobre esta temática.
Programa
Aula 1
Jornalismo Especializado: um conceito em evolução
Existe efetivamente o Jornalismo Especializado? Quais as características básicas do Jornalismo Especializado? O sistema de produção do Jornalismo Especializado é distinto daquele que define o Jornalismo de Informação Geral?
Aula 2
Panorama do Jornalismo Especializado no Brasil: passado, presente e futuro
As duas dimensões da especialização no Jornalismo: os veículos (jornais, revistas, portais) e programas jornalísticos especializados e as editorias/suplementos nos veículos de informação geral. Como se apresenta o cenário atual do Jornalismo Especializado em nosso país? O Jornalismo Especializado é um fenômeno recente? Qual o futuro do Jornalismo Especializado?
Aula 3
O Jornalismo Especializado e as suas principais modalidades
Quais são as principais modalidades do Jornalismo Especializado no caso brasileiro? A segmentação dos veículos e programas jornalísticos implica na segmentação dos públicos? É possível identificar “níveis de especialização” no Jornalismo Especializado?
Aula 4
A produção e edição de uma notícia ou reportagem especializada
Quais são as etapas básicas do processo de produção de uma notícia ou reportagem no Jornalismo Especializado? Há aspectos específicos a serem considerados na produção e edição de uma reportagem especializada?
Aula 5
A formação do jornalista especializado
Que atributos fundamentais definem o perfil de um (a) jornalista especializado (a)? Os cursos de Jornalismo no Brasil contribuem para à formação do (a) jornalista especializado (a)? Existem em nosso país cursos extracurriculares voltados para o Jornalismo Especializado? Há grupos de pesquisa no Brasil que têm como foco o Jornalismo Especializado?
Aula 6
A importância das fontes no Jornalismo Especializado
Como se define a relação entre os jornalistas e as fontes especializadas? Como superar a lacuna de informação/conhecimento entre o (a) jornalista e a fonte especializada em uma área específica? Onde estão as fontes especializadas e qual a melhor maneira de acessá-las?
Aula 7
O Jornalismo Especializado na web e nas mídias sociais
A cobertura jornalística especializada está presente na web e nas mídias sociais? Se sim, em que áreas? Existem portais e mídias sociais qualificados para a cobertura jornalística especializada? O crescimento de blogs que trazem notícias e reportagens especializadas já é uma realidade no Brasil?
Aula 8
Os grandes interesses e o Jornalismo Especializado
Em que medida os grandes interesses empresariais e políticos afetam a produção de reportagens especializadas? Como enfrentar o lobby poderoso de empresas e governos na produção e circulação de notícias/reportagens especializadas e qual é o papel do jornalismo especializado independente?
Aula 9
O Jornalismo Especializado em ciência, tecnologia e inovação (C&T&I)
O Brasil tem tradição na produção jornalística em C&T&I ou essa modalidade é recente por aqui? Quais as principais características do Jornalismo Científico? Como distinguir o Jornalismo Científico da Divulgação Científica e da Comunicação Científica? Qual a importância dos centros produtores de conhecimento para a consolidação e qualificação do Jornalismo Científico? Quais os principais veículos e programas especializados na cobertura de C&T&I em nosso país?
Aula 10
Outras modalidades de Jornalismo Especializado no Brasil: o Jornalismo Ambiental e o Jornalismo em Saúde
Qual o panorama atual da cobertura jornalística sobre meio ambiente e sobre saúde/Medicina no Brasil? Quais os principais desafios destas duas modalidades de Jornalismo Especializado? Que outras modalidades de Jornalismo Especializado também merecem ser destacadas em virtude de sua presença e tradição em nosso país?
Avaliações
Não há avaliações ainda.