Estratégias de comunicação nas mídias sociais

R$220,00

ATENÇÃO:  Este curso está em desenvolvimento e a previsão para abertura das inscrições é até o final do primeiro semestre de 2019.

As mídias sociais ocupam, hoje, lugar de destaque no processo de comunicação de uma empresa ou organização com os seus públicos estratégicos e devem merecer atenção especial dos gestores de comunicação.

 

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Descrição

As mídias sociais ocupam, hoje, lugar de destaque no processo de comunicação de uma empresa ou organização com os seus públicos estratégicos e devem merecer atenção especial dos gestores de comunicação. Elas se caracterizam pelo protagonismo dos usuários, pela capacidade de impactar, de forma quase instantânea, a imagem e a reputação, de desencadear crises ou instabilidade institucional, quando não gerenciadas adequadamente, mas também podem ampliar a visibilidade e o prestígio das marcas e produtos. Neste curso, como poderá ver pelo programa descrito a seguir, examinamos uma série de aspectos relevantes associados à presença e à utilização das mídias sociais. Um número significativo de leituras adicionais on-line, de vídeos, de links úteis e uma bibliografia ampla e atualizada integram os recursos pedagógicos do curso.

Programa

Aula 1
Mídias sociais e redes sociais: conceitos, importância e informações gerais
O que são mídias sociais e redes sociais? Há diferenças conceituais entre essas duas expressões? Qual a importância das mídias sociais no processo de comunicação com os públicos estratégicos? As mídias sociais vieram para ficar ou são apenas um modismo a mais? Qual o papel das mídias sociais no composto de comunicação das organizações e empresas modernas?

Aula 2
A pluralidade das mídias sociais: informações básicas sobre algumas delas
As mídias sociais têm sistemas de produção e recepção distintas e é preciso conhece-los. Caracterizar estes sistemas, levando em conta mídias sociais relevantes, como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, YouTube, Linked in, etc.

Aula 3
As mídias sociais como uma nova cultura de relacionamento
As mídias sociais criam uma nova cultura de relacionamento com os públicos estratégicos? Quais são as características básicas desta nova cultura? Como conciliar esta cultura emergente com as posturas tradicionais e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas?

Aula 4
A gestão da comunicação nas mídias sociais
Quem deve ser responsável pela gestão da comunicação nas mídias sociais? Qual o setor da empresa ou organização deve gerenciá-la ou se trata efetivamente de uma gestão compartilhada? Que fatores devem ser considerados no processo de gestão da comunicação nas mídias sociais?

Aula 5
Estratégias de comunicação nas mídias sociais: interagindo com os públicos internos
As mídias sociais devem ser utilizadas amplamente na comunicação com os públicos internos? É importante ter um código de conduta nas mídias sociais ou esse instrumento acarreta restrição ou censura em relação à sua utilização pelos funcionários? Quais as tendências no uso das mídias sociais na comunicação interna? O uso intensivo das mídias sociais na comunicação interna aumenta a vulnerabilidade das empresas ou organizações e introduz novos riscos à estabilidade institucional?

Aula 6
Mídias sociais e a relação com os públicos estratégicos
As mídias sociais devem ser utilizadas amplamente na comunicação com os públicos estratégicos ou há restrições importantes em função do perfil de determinados públicos? Quais as práticas recomendadas para a utilização das mídias sociais na relação com os públicos estratégicos? Como superar a tendência de transformar as mídias sociais em meros canais de divulgação de informações a exemplo dos portais? Como estimular o debate e a interação?

Aula 7
Mídias sociais e ativismo cívico e político
As mídias sociais contribuem efetivamente para o ativismo cívico e político? Qual a importância das mídias sociais para a consolidação do debate democrático e a vigilância em relação aos governos e empresas? Como utilizar as mídias sociais para mobilizar os cidadãos e expressar as reivindicações das minorias?

Aula 8
Mídias sociais e gestão de crises
As mídias sociais têm contribuído para o incremento de crises que afetam empresas e organizações? Se sim, por quais motivos? Como se valer das mídias sociais para fortalecer o processo de gestão da comunicação em momentos de crises? Quais os equívocos das organizações e empresas na gestão das mídias sociais e que favorecem o surgimento de crises institucionais?

Aula 9
Como monitorar a presença e a imagem das empresas e organizações nas mídias sociais: além das métricas
Como avaliar a presença e a imagem das organizações e das empresas nas mídias sociais? Quais as principais métricas e sistemas de monitoramento das mídias sociais? As métricas devem ser levadas a sério ou são indicadores que não expressam a realidade porque imprecisos?

Aula 10
Dicas úteis para a gestão competente da comunicação nas mídias sociais
O que as empresas e organizações podem efetivamente fazer para implementar uma gestão competente das mídias sociais? Como identificar boas práticas nesse processo de gestão?

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