Estratégias de comunicação nas mídias sociais

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As mídias sociais ocupam, hoje, lugar de destaque no processo de comunicação de uma empresa ou organização com os seus públicos estratégicos e devem merecer atenção especial dos gestores de comunicação. Elas se caracterizam pelo protagonismo dos usuários, pela capacidade de impactar, de forma quase instantânea, a imagem e a reputação, de desencadear crises ou instabilidade institucional, quando não gerenciadas adequadamente, mas também podem ampliar a visibilidade e o prestígio das marcas e produtos.

 

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Descrição

As mídias sociais ocupam, hoje, lugar de destaque no processo de comunicação de uma empresa ou organização com os seus públicos estratégicos e devem merecer atenção especial dos gestores de comunicação. Elas se caracterizam pelo protagonismo dos usuários, pela capacidade de impactar, de forma quase instantânea, a imagem e a reputação, de desencadear crises ou instabilidade institucional, quando não gerenciadas adequadamente, mas também podem ampliar a visibilidade e o prestígio das marcas e produtos. Neste curso, como poderá ver pelo programa descrito a seguir, examinamos uma série de aspectos relevantes associados à presença e à utilização das mídias sociais. Um número significativo de leituras adicionais on-line, de vídeos, de links úteis e uma bibliografia ampla e atualizada integram os recursos pedagógicos do curso.

Programa

Aula 1

Mídias sociais e redes sociais: conceitos, importância e informações gerais

O que são mídias sociais e redes sociais? Há diferenças conceituais entre essas duas expressões? Qual a importância das mídias sociais no processo de comunicação com os públicos estratégicos? As mídias sociais vieram para ficar ou são apenas um modismo a mais? Qual o papel das mídias sociais no composto de comunicação das organizações e empresas modernas?

Aula 2

As mídias sociais e seus distintos sistemas de produção e recepção de mensagens

As mídias sociais têm sistemas de produção e recepção distintas e é preciso conhecê-los para um planejamento adequado. A importância de considerar a existência de mídias sociais distintas. A segmentação interna nas mídias sociais a partir dos públicos e assuntos.

Aula 3

As mídias sociais como uma nova cultura de relacionamento

As mídias sociais criam uma nova cultura de relacionamento com os públicos estratégicos? Quais são as características básicas desta nova cultura? Como conciliar esta cultura emergente com as posturas tradicionais e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas?

 Aula 4

A gestão da comunicação nas mídias sociais

Quem deve ser responsável pela gestão da comunicação nas mídias sociais? Qual o setor da empresa ou organização deve gerenciá-la ou se trata efetivamente de uma gestão compartilhada? Que fatores devem ser considerados no processo de gestão da comunicação nas mídias sociais?

Aula 5

Estratégias de comunicação nas mídias sociais: interagindo com os públicos internos

As mídias sociais devem ser utilizadas amplamente na comunicação com os públicos internos? É importante ter um código de conduta nas mídias sociais ou esse instrumento acarreta restrição ou censura em relação à sua utilização pelos funcionários? Quais as tendências no uso das mídias sociais na comunicação interna? O uso intensivo das mídias sociais na comunicação interna aumenta a vulnerabilidade das empresas ou organizações e introduz novos riscos à estabilidade institucional?

Aula 6

Os influenciadores nas mídias sociais: eles funcionam mesmo?

O que são influenciadores digitais? Sua atuação contribui para consolidar a imagem das marcas e das empresas? Qual o perfil ideal de um influenciador digital? O que o influenciador digital deve ou não deve fazer? Há implicações éticas na atuação de um influenciador digital?

Aula 7

Net-ativismo: atuação política e vigilância em relação às marcas

As mídias sociais contribuem efetivamente para o ativismo cívico e político e para impactar, positiva ou negativamente, a imagem das marcas e das empresas? Qual a importância das mídias sociais para a consolidação do debate democrático e a vigilância em relação aos governos e empresas? Como utilizar as mídias sociais para mobilizar os cidadãos e expressar as reivindicações das minorias? É possível ter um movimento net-ativista a favor das marcas e das empresas?

Aula 8

Mídias sociais e gestão de crises

As mídias sociais têm contribuído para o incremento de crises que afetam empresas e organizações? Se sim, por quais motivos? Como se valer das mídias sociais para fortalecer o processo de gestão da comunicação em momentos de crises? Quais os equívocos das organizações e empresas na gestão das mídias sociais e que favorecem o surgimento de crises institucionais?

Aula 9

Como monitorar a presença e a imagem das empresas e organizações nas mídias sociais: além das métricas

Como avaliar a presença e a imagem das organizações e das empresas nas mídias sociais? Quais as principais métricas e sistemas de monitoramento das mídias sociais? As métricas devem ser levadas a sério ou são indicadores que não expressam a realidade porque imprecisos?

Aula 10

As etapas do planejamento de estratégias de comunicação nas mídias sociais

As etapas básicas de um planejamento de comunicação para as mídias sociais. As características essenciais de um conteúdo que pode viralizar nas mídias sociais.

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