Descrição
Os públicos internos (funcionários ou empregados, servidores no caso de órgãos públicos) representam públicos estratégicos essenciais a qualquer organização e devem merecer atenção especial no planejamento em comunicação, embora, na prática, isso nem sempre aconteça. Neste curso, buscamos apresentar conceitos básicos e focar em aspectos relevantes do processo de comunicação interna, com destaque à controvertida Rádio Peão, à utilização das mídias sociais, à relação da comunicação com a cultura organizacional e a análise dos diversos canais de relacionamento utilizados para a interação com os públicos internos (intranet, mural, house-organs, portal, dentre outros).
Programa
Aula 1
Comunicação Interna: em busca de um conceito
Afinal, temos um público ou vários públicos internos? Como compatibilizar conteúdos e discursos para atender a esta diversidade de interesses?
Aula 2
A Rádio Peão é inimiga ou parceira? A importância da comunicação interpessoal
A comunicação como gata borralheira da gestão. A rádio-peão é mesmo adversária das organizações? A criação de uma cultura de comunicação democrática. A comunicação interpessoal, face a face.
Aula 3
Os canais de comunicação para os públicos internos: house-organs, intranet, murais e outras alternativas
O house-organ impresso está condenado? Quais as novas pautas do house-organ moderno? O house-organ na Web e a explosão dos boletins eletrônicos. Redefinindo o conceito de Intranet. Intranet e processo de gestão. Intranet e cultura de comunicação. Dicas úteis para elaborar uma Intranet eficaz.
Aula 4
Comunicação Interna e Cultura Organizacional
Como a cultura de uma organização interfere na comunicação interna? Como compatibilizar a comunicação e a cultura organizacional para evitar crises e conflitos?
Aula 5
Comunicação Interna e mídias sociais
Por que a comunicação interna é a prima pobre da Comunicação Empresarial? Por que devemos ter restrições às expressões “endomarketing” e “cliente interno?” Como definir canais e conteúdos para o relacionamento com os distintos públicos internos? Como planejar uma intranet que funcione? Qual o impacto das mídias sociais na comunicação interna?
Aula 6
Os novos valores na comunicação interna: governança corporativa, sustentabilidade e compliance
Aula 7
Comunicação interna e ética empresarial /Os códigos de ética/Compliance
O que são códigos de ética e qual a sua importância? Como os códigos de ética podem afetar o processo de comunicação interna? A transparência como atributo essencial.
Aula 8
Comunicação Interna e Comunicação Externa: a sinergia necessária
A Comunicação Interna e a Comunicação Externa como faces de uma mesma moeda. Os empregados ou servidores como multiplicadores para o mundo externo. A importância de uma Política de Comunicação.
Aula 9
A auditoria de Comunicação Interna/Pesquisa em comunicação interna
Avaliando a eficácia da Comunicação Interna. A identificação dos líderes e das fontes de comunicação interna. A pesquisa de comunicação interna.
Aula 10
O futuro da Comunicação Interna: tendências e desafios
Para onde vai a Comunicação Interna? As novas gerações como gestores e o impacto na comunicação interna. A comunicação interna e a gestão de crises. A liderança aberta.
Avaliações
Não há avaliações ainda.