Descrição
O Curso de Jornalismo Científico a distância, como poderá ser avaliado pelo programa abaixo, inclui processos, práticas e conceitos relevantes nesta área, com atenção a tendências e em particular aos interesses que impactam o processo de produção e circulação de informações em ciência, tecnologia e inovação. No curso, tratamos de temas atuais e relevantes, como o uso das mídias sociais na divulgação científica, a relação nem sempre tranquila entre jornalistas e divulgadores e as fontes especializadas, bem como traçamos um panorama do mercado de trabalho em Jornalismo Científico. O programa é bastante atualizado, enriquecido com bibliografia, leituras on line, vídeos, links úteis e pela interação com o professor, de reconhecida competência pela sua atuação no mercado e na Academia.
Programa
Aula 1
Em busca de um conceito de Jornalismo Científico
Na prática, como se define o Jornalismo Científico? Qual a sua importância e quais as suas funções? Existe mesmo uma prática específica de Jornalismo Científico ou ele em nada difere do Jornalismo de maneira geral?
Aula 2
O Jornalismo Científico no século XXI: desafios e tendências
Qual o panorama do Jornalismo Científico hoje? Quais os seus principais desafios? Em que medida as mudanças ocorridas na produção e comercialização de ciência e tecnologia e mesmo as novas tecnologias têm afetado o processo de divulgação científica e de Jornalismo Científico?
Aula 3
Os grandes interesses em Ciência e Tecnologia
O processo de Jornalismo Científico sofre a interferência dos grandes interesses que patrocinam a ciência e a tecnologia? Como esses interesses se manifestam? Como contorná-los?
Aula 4
As etapas de produção de uma matéria de Jornalismo Científico
O que é uma boa pauta em ciência e tecnologia? Qual a importância do processo de captação de informações? Como escolher as fontes? Que cuidados devem ser tomados na definição de conteúdos e linguagens?
Aula 5
O espaço para a divulgação científica no Brasil
Quais os principais veículos de divulgação científica no Brasil? Como anda o Jornalismo Científico brasileiro no rádio e na televisão? Por que há tão poucas editorias especializadas em ciência e tecnologia nos jornais e revistas brasileiras?
Aula 6
O Jornalismo Científico na Internet e nas mídias sociais
Como traçar um panorama do Jornalismo Científico na Web? Quais os principais espaços para esta divulgação no Brasil? Que características tem a divulgação de ciência e tecnologia pela Internet? Como usar a Internet para descobrir fontes e interagir com elas? Qual o panorama atual da divulgação científica nas mídias sociais, em particular nos blogs?
Aula 7
As fontes em Jornalismo Científico
As principais fontes em Jornalismo Científico no Brasil. A literatura brasileira em Jornalismo Científico. Grupos de discussão e newsletters especializadas.
Aula 8
Jornalistas x cientistas: uma relação complicada?
Quais os problemas mais comuns no relacionamento entre jornalistas e cientistas e/ou pesquisadores? Como estabelecer uma parceria? Como não ficar refém das fontes especializadas?
Aula 9
As várias modalidades do Jornalismo Científico
O Jornalismo Científico desdobra-se em várias modalidades, como o Jornalismo em Saúde, o Jornalismo Ambiental, o Jornalismo em Informática, o Jornalismo Agropecuário e assim por diante. Quais as características básicas de cada um deles? Qual o panorama geral destas sub-áreas no Brasil?
Aula 10
O mercado de trabalho em Jornalismo Científico
É verdade que o Jornalismo Científico é o mercado de trabalho do futuro? Quais as alternativas para a atuação do jornalista científico?
Avaliações
Não há avaliações ainda.