Relacionamento com a Mídia: das redes sociais às fake news.

R$220,00

O curso tem uma proposta abrangente e atual sobre a atividade estratégica de relacionamento das empresas e organizações com a mídia e dá atenção a aspectos fundamentais, como a capacitação das fontes (media training), a estrutura básica do setor, a criação de uma Sala de Imprensa Virtual, a definição de um projeto de auditoria de presença e imagem das empresas na mídia tradicional e nas mídias sociais, bem como ao processo de gestão em situações de crise.

 

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Descrição

O Curso de Relacionamento com a mídia, como poderá ser avaliado pelo programa abaixo, traça um panorama abrangente do trabalho de assessoria de imprensa, abordando aspectos relevantes, como as suas principais funções, breve histórico, a estrutura básica deste setor nas organizações, a implantação de uma Sala de Imprensa virtual, os desafios a serem vencidos, tendo em vista a articulação da atividade com as mídias sociais e a ameaça das fake news. Enumera também algumas dicas importantes sobre o monitoramento da presença e da imagem das organizações na mídia tradicional e nas mídias sociais e destaca as diretrizes para o relacionamento com a imprensa em situações de crise. O curso é enriquecido com bibliografia, leituras on-line, vídeos, links úteis e pela interação com o professor, com larga experiência no mercado e na Academia.

Programa

Aula 1

O conceito de Assessoria de Imprensa/Relacionamento com a mídia

A abrangência da atividade de Assessoria de Imprensa e suas principais funções. A importância do relacionamento com a mídia para as organizações modernas.

Aula 2

Um breve histórico da Assessoria de Imprensa

A evolução do trabalho de Assessoria de Imprensa e uma visão nacional e internacional sobre a atividade.

Aula 3

O cenário da imprensa brasileira hoje

Qual o perfil da imprensa brasileira contemporânea? As várias modalidades de imprensa: a imprensa de informação geral e a imprensa segmentada (negócios, ambiental, técnico-científica). Os dilemas e desafios da imprensa brasileira. Mídia e poder.

Aula 4

Criando nas organizações uma cultura de relacionamento com a mídia

Como preparar uma organização para o trabalho de parceria com a mídia. A mídia vista como ameaça ou oportunidade. A importância da mídia na formação da imagem das organizações.

Aula 5

Montando uma estrutura de Assessoria de Imprensa

O perfil ideal do profissional de Assessoria de Imprensa. A importância dos recursos e da capacitação tecnológica. A Assessoria de Imprensa deve ser interna ou terceirizada? O uso das mídias sociais para a interação com a mídia.

Aula 6

O programa de media training e a capacitação das fontes das organizações

Os conhecimentos e as competências básicas de uma fonte. Fonte única ou fontes múltiplas? O empresário e o especialista como fonte. Os atributos básicos de uma boa fonte.

Aula 7

O relacionamento com a mídia em momentos de crise

O gerenciamento de crises e o relacionamento com a mídia. Imprensa e crise de imagem. A importância da prevenção.

Aula 8

Imprensa, mídias sociais e fake news

Como as mídias sociais impactaram a rotina de trabalho em Assessoria de Imprensa. Riscos e oportunidades do relacionamento com a mídia pelas redes sociais. Mídias sociais, fake news e os novos desafios do relacionamento com a mídia.

Aula 9

Implantando uma Sala de Imprensa na Web

O perfil de uma Sala de Imprensa que funciona. A realidade das Salas de Imprensa nas organizações brasileiras: equívocos e desafios.

Aula 10

Como mensurar o retorno do trabalho de Assessoria de Imprensa

É possível avaliar a eficácia do trabalho de relacionamento com a mídia? O clipping impresso, eletrônico e das mensagens, fotos e vídeos nas mídias sociais. A auditoria de presença e de imagem das organizações na mídia tradicional e nas mídias sociais. Erros frequentes nos projetos de auditoria de imagem.

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