Descrição
O Curso de Comunicação Organizacional, como poderá ser avaliado pelo programa abaixo, inclui os principais temas e conceitos relevantes na área, permitindo uma visão abrangente do que está sendo discutido no mundo acadêmico e profissional. O programa é bastante atualizado, enriquecido com bibliografia, leituras on-line, áudios e vídeos, links úteis e pela interação com o professor, de reconhecida competência pela sua atuação no mercado e na Academia..
Programa
Aula 1
Em busca de um conceito de Comunicação Organizacional/Empresarial
Na prática, o que é efetivamente a Comunicação Organizacional/Empresarial? Como traçar a sua evolução ao longo do tempo? Quais os requisitos exigidos para um profissional de Comunicação Empresarial?
Aula 2
A Comunicação Empresarial e o processo de gestão nas organizações: tendências e desafios
Qual o panorama da Comunicação Empresarial hoje? Para onde ela vai? Em que medida a globalização, as novas tecnologias, as demandas da sociedade e do mercado afetam a Comunicação Empresarial? Qual a influência das novas gerações, que assumem gradativamente posições de chefias nas empresas e nas organizações, sobre a comunicação empresarial/organizacional?
Aula 3
Os públicos de interesse das organizações
Uma organização deve se comunicar, especialmente, com que públicos? O que significa “stakeholders” e qual a sua importância? Uma organização tem um ou vários públicos internos? Como planejar a comunicação empresarial para que ela mantenha sua identidade apesar da diversidade de públicos?
Aula 4
A comunicação integrada e estratégica e a articulação entre a comunicação e a cultura organizacional
O que significa, na teoria e na prática, uma comunicação empresarial/organizacional estratégica e integrada? A cultura das organizações define seu modelo de comunicação? Como levar em conta as diferenças culturais no planejamento de ações e estratégias de comunicação?
Aula 5
A comunicação com os públicos internos
Por que a comunicação interna é a prima pobre da Comunicação Empresarial? Por que devemos ter restrições às expressões “endomarketing” e “cliente interno?” Como definir canais e conteúdos para o relacionamento com os distintos públicos internos? Como planejar uma intranet que funcione? Qual o impacto das mídias sociais na comunicação interna?
Aula 6
Tópicos especiais em Comunicação Organizacional
Política de Comunicação. Comunicação e gestão de marcas. Gestão da Imagem e reputação. Comunicação e gestão de crises. Storytelling organizacional.
Aula 7
Comunicação, Governança e Sustentabilidade: os pressupostos éticos
Os conceitos básicos de desenvolvimento sustentável, consumo consciente e sustentabilidade. Quais devem ser os atributos de uma comunicação sustentável? O que significa Governança Corporativa? Qual a importância de um processo competente de Governança Corporativa? A relação entre comunicação e governança corporativa, tendo em vista o relacionamento ético com os stakeholders e a sociedade de maneira geral. O que dizer sobre ética empresarial e compliance?
Aula 8
O relacionamento das organizações com a mídia
Como transformar a imprensa em parceira? Como se relacionar com a mídia em situações de crise? Existe uma imprensa ou são várias imprensas brasileiras? A importância da capacitação das fontes e o programa media training.
Aula 9
Ações e estratégias de Comunicação Organizacional nas mídias sociais
O que se entende por mídias sociais? A importância das mídias sociais para as empresas e organizações. A comunicação dialógica nas mídias sociais. Que setor deve gerenciar a comunicação das mídias sociais? Como monitorar a presença e a imagem das organizações ou empresas nas mídias sociais? Boas práticas de gestão nas mídias sociais.
Aula 10
Como avaliar a eficácia da Comunicação Empresarial
A Comunicação Empresarial precisa mostrar resultados? Existem metodologias competentes e adequadas para mensurar a eficácia de ações e produtos de Comunicação Empresarial?
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