Descrição
O curso aborda de forma ampla o processo de comunicação e a cobertura jornalística de saúde e Medicina, analisando aspectos relevantes como a relação entre saúde e cultura, a comunicação do profissional de saúde (médicos, enfermeiros etc) com o paciente, bem como dá atenção especial aos grandes interesses associados à indústria da saúde, à propaganda de medicamentos, à divulgação pela imprensa das chamadas terapias alternativas, complementares ou integrativas e analisa a divulgação de temas de saúde pelas mídias sociais. O curso traz um número expressivo de leituras on-line, links úteis, vídeos e uma bibliografia abrangente e atualizada sobre comunicação, jornalismo e saúde.
Programa
Aula 1
Comunicação, Saúde e Sociedade: uma perspectiva histórica
Uma visão contemporânea da história da Medicina. Os meios de comunicação e a saúde no Brasil.
Aula 2
A relação entre saúde e cultura
A influência da cultura na visão da saúde e da doença. Religião e saúde: uma polêmica em foco. Os tabus alimentares.
Aula 3
A cobertura da saúde na mídia brasileira
Os espaços de divulgação de temas de saúde nos meios de comunicação. As revistas especializadas. Os equívocos da cobertura de saúde.
Aula 4
A comunicação do profissional de saúde (médicos, enfermeiros) com o paciente
A humanização do atendimento na saúde. A comunicação entre profissional e paciente.
Aula 5
Os grandes interesses na Comunicação em Saúde: o lobby da Big Pharma
Como a indústria da saúde interfere na divulgação de temas da saúde. O lobby da indústria da saúde.
Aula 6
A propaganda de medicamentos: a saúde como mercadoria
O medicamento como panaceia. O marketing da saúde e suas consequências. A omissão e a cumplicidade dos meios de comunicação. Os riscos da automedicação.
Aula 7
A relação entre os jornalistas e as fontes especializadas em saúde
A credibilidade das fontes de informação em saúde. Os interesses ocultos das fontes. O discurso competente em saúde. Os equívocos e desencontros de uma relação complicada.
Aula 8
As práticas complementares e integrativas e a qualidade da informação em saúde
A invasão das pseudociências e as curas milagrosas. As terapias alternativas funcionam? Existem evidências científicas que legitimam práticas como a Homeopatia, a Acupuntura, a Cromoterapia, a Medicina Ortomolecular, dentre outras?
Aula 9
Comunicação e Saúde na Internet e nas mídias sociais
A qualidade da cobertura de saúde na web e nas mídias sociais. A consulta on-line. Os portais e os perfis nas mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube).
Aula 10
Os grandes temas em Comunicação da Saúde e os dilemas éticos
Os transgênicos, os edifícios doentes, o lixo eletrônico, os agrotóxicos e a poluição.
Avaliações
Não há avaliações ainda.