[<<] Voltar   [] Imprimir
 

 

Programa do curso a distância de Comunicação e Responsabilidade Social

Aula 1
Tema: Em busca de um conceito de Responsabilidade Social.
O conceito de Responsabilidade Social que circula nos meios profissionais e acadêmicos não é flexível demais? A indústria tabagista, de bebidas, de armas etc podem ser consideradas socialmente responsáveis? Que critérios ou indicadores deveriam balizar uma organização socialmente responsável?

Aula 2
Tema: O consumo consciente.
Como as organizações e os cidadãos em particular podem contribuir para o consumo consciente, fugindo à sedução do consumismo sem freios que penaliza o meio ambiente, a saúde e a própria sociedade?

Aula 3
Tema: Balanço Social: mitos e verdades.
Como se define Balanço Social? Quais os indicadores utilizados na construção de um Balanço Social? Os balanços sociais que circulam por aí merecem efetivamente esta denominação? Por que uma organização deve publicar o seu Balanço Social?

Aula 4
Tema: A gestão e a cultura da Responsabilidade Social nas organizações.
A Responsabilidade Social é uma prática ou uma filosofia negocial? Como implementar uma autêntica cultura de Responsabilidade Social? Quais as vantagens de uma organização cuja gestão incorpore a Responsabilidade Social como elemento intrínseco do seu negócio?

Aula 5
Tema: Mídia brasileira e Responsabilidade Social: equívocos e desencontros.
A mídia brasileira tem uma perspectiva crítica da Responsabilidade Social ou faz a apologia de organizações não comprometidas com a ética e a cidadania? As ações que integram um programa de Responsabilidade Social devem ser divulgados? Quais os limites desta divulgação?

Aula 6
Tema: Os códigos de ética: orientação ou censura?
O que é um código de ética? O código de ética tem uma estrutura básica? Ele funciona na prática? Por que é importante para as organizações disporem de um Código de Ética?

Aula 7
Tema: Comunicação Interna e Responsabilidade Social.
Como criar uma cultura de Responsabilidade Social que efetivamente comprometa os funcionários? Que atributos deve ter a comunicação interna de uma organização para que ela efetivamente contribua para o sucesso de um programa de Responsabilidade Social?

Aula 8
Tema; Comunicação Externa e Responsabilidade Social.
Como os públicos externos avaliam a Responsabilidade Social de uma organização e como essa avaliação influi no seu negócio? Ser socialmente responsável é importante para alavancar lucros? Qual a relação entre a Responsabilidade Social e a imagem e reputação das organizações?

Aula 9
Tema: A importância do Terceiro Setor e sua competência em Comunicação.
Como definir o Terceiro Setor? Como distinguir uma ONG autêntica de uma ONG "construída"? Qual a importância do Terceiro Setor na sociedade contemporânea? Como as organizações do Terceiro Setor se comunicam?

Aula 10
Tema: As fontes em Comunicação e Responsabilidade Social.
Quais as principais fontes em Responsabilidade Social no Brasil e no exterior? Onde encontrar material relevante sobre o tema na web? Qual o papel das universidades no debate, reflexão e produção de trabalhos sobre Responsabilidade Social?

 

 
 

Webdesign e hospedagem por @ms public