COMTEXTO - Comunicação e pesquisa
(aula aperitivo)
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 


          O Curso de Comunicação Empresarial a Distância, como poderá ser avaliado pelo programa abaixo, inclui todos os temas e conceitos relevantes na área, permitindo uma visão abrangente do que está sendo discutido no mundo acadêmico e profissional. O programa é bastante atualizado, enriquecido com bibliografia, leituras on line, links úteis e pela interação com o professor, de reconhecida competência pela sua atuação no mercado e na Academia.

Programa (com calendário das aulas)

Aula 1
Tema: Em busca de um conceito de Comunicação Empresarial
Na prática, o que é efetivamente a Comunicação Empresarial? Qual a sua importância no mundo de hoje? Como traçar a sua evolução ao longo do tempo?

Aula 2
Tema: A Comunicação Empresarial no século XXI: desafios e tendências
Qual o panorama da Comunicação Empresarial hoje? Para onde ela vai? Em que medida a globalização, as novas tecnologias, os movimentos sociais afetam a Comunicação Empresarial?

Aula 3
Tema: Definindo os públicos de interesse das organizações
Uma organização deve se comunicar, especialmente, com que públicos? O que significa "stakeholders" e qual a sua importância? Uma organização tem um ou vários públicos internos? Como planejar a comunicação empresarial para que ela mantenha sua identidade apesar da diversidade de públicos?

Aula 4
Tema: A Comunicação Empresarial e o processo de gestão nas organizações
O que devemos levar em conta no planejamento da Comunicação Empresarial? Como definir uma comunicação que seja efetivamente estratégica e integrada? Qual a estrutura básica de uma área de comunicação? Quais os requisitos exigidos para um profissional de Comunicação Empresarial?

Aula 5
Tema: A comunicação com os públicos internos
Por que a comunicação interna é a prima pobre da Comunicação Empresarial? Por que devemos ter restrições às expressões "endomarketing" e "cliente interno?" Como definir canais e conteúdos para o relacionamento com os distintos públicos internos? Como planejar uma intranet que funcione?

Aula 6
Tema: Comunicação e Cultura Organizacional
A cultura das organizações define seu modelo de comunicação? Como compatibilizar diferentes culturas em processos de fusões e aquisições de organizações? Como levar em conta as diferenças culturais no planejamento de ações e estratégias de comunicação?

Aula 7
Tema: Comunicação Empresarial, Ética e Responsabilidade Social
O que é uma empresa verdadeiramente cidadã? As empresas brasileiras podem ser consideradas socialmente responsáveis ou esse conceito anda muito flexível por aí? Qual a importância dos Códigos de Ética? É fundamental ser sempre transparente?

Aula 8
Tema: O relacionamento das organizações com a mídia
Como transformar a imprensa em parceira? Como se relacionar com a mídia em situações de crise? Exixte uma imprensa ou são várias imprensas brasileiras? Como organizar uma Sala de Imprensa? Ela funciona?

Aula 9
Tema: Fontes de informação sobre Comunicação Empresarial
Onde estão as boas fontes de informação sobre Comunicação Empresarial? Quais os sites imperdíveis? Onde encontrar material sobre Comunicação Empresarial (livros, teses, revistas especializadas etc)? Existem grupos de discussão focadas na área? Como posso criar um?

Aula 10
Tema: Como avaliar a eficácia da Comunicação Empresarial
A Comunicação Empresarial precisa mostrar resultados? Existem metodologias para mensurar a eficácia de ações e produtos de Comunicação Empresarial? O que é auditoria de imagem? Como avaliar a presença e a imagem das organizações na mídia?

 

 
Introdução
Aula 01
Aula 02
Aula 03
Aula 04
Aula 05
Aula 06
Aula 07
Aula 08
Aula 09
Aula 10

Desenvolvimento e hospedagem por @ms public