COMTEXTO - Comunicação e pesquisa
(aula aperitivo)
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 


Observações gerais

          Para aumentar a interação entre os colegas que estarão participando do curso, foi criado um grupo de discussão, exclusivo do curso, mediado pelo professor.

          Cada aluno, ao se inscrever no curso, estará automaticamente participando do grupo de discussão, que estará funcionando desde a primeira aula até 15 dias após a data oficial do término do curso. Isso é importante porque os colegas poderão continuar trocando informações, interagindo com o professor, dando sugestões, fazendo suas críticas etc, avaliando o curso e a experiência obtida com ele, por exemplo.

          O professor sugerirá uma questão para o debate em cada aula, objetivando estimular a participação e propor um universo comum de interesses. Evidentemente, os alunos terão a liberdade para propor novas questões e para interagir com os colegas, independente do controle do professor, obedecidas as normas básicas de um grupo de discussão.

Como funciona o grupo

          O grupo se intitula Comunicação Empresarial a Distância e está alojado no site Grupos.com.br. Um pouco antes do início do curso, você receberá uma mensagem , denominada mensagem convite, informando que faz parte do grupo. Você não precisa fazer nada para confirmar sua inscrição. Automaticamente, todo aluno do curso está inscrito no grupo , receberá todas as mensagens encaminhadas pelos colegas do curso e poderá, também, encaminhar suas mensagens.

          Aí vem a primeira preocupação de todos nós: como o número de mensagens pode ser grande, é fundamental que a gente organize a casa. Devemos manter o foco das mensagens para os objetivos do curso e, caso deseje (e a gente até estimula isso) dirigir-se a um colega especificamente, por um outro motivo, use o e-mail particular do colega. Toda mensagem traz o e-mail de quem a endereçou e, portanto, fica fácil a comunicação entre os colegas.

          Solicita-se que não insira, de forma alguma, anexos nas mensagens encaminhadas ao grupo. Escreva o que quiser no próprio corpo do e-mail. Com isso, a gente evita vírus e não sobrecarrega a nossa caixa postal. Lembre-se de que muitos colegas têm e-mails gratuitos e, em muitos casos, os provedores limitam o espaço para armazenar os e-mails. Se alguém quiser um arquivo, um anexo qualquer, encaminhe-o diretamente a ele, no seu e-mail particular.

O endereço do grupo

          O endereço do grupo Comunicação Empresarial a Distância, do qual você, aluno (a) do curso, faz parte é o seguinte:
http://www.grupos.com.br/grupos/comunicacaoempresarialadistancia

          Você, inclusive, pode ver as mensagens encaminhadas no próprio site do grupo.

Como mandar e receber mensagens

          É fáci, mas muito fácil mesmo, mandar mensagens para os demais colegas do grupo: basta encaminhá-las para o endereço do grupo:
comunicacaoempresarialadistancia@grupos.com.br.
          Como seu e-mail está inscrito no grupo, você receberá também, automaticamente, todas as mensagens encaminhadas.

Importante: Os alunos do curso (e apenas eles) participarão do grupo, logo é mesmo um grupo exclusivo. Quem garante isso? Na constituição do Grupo, foi definido que apenas o moderador do Grupo (que é o professor Wilson da Costa Bueno) poderá incluir ou excluir novos membros e ele apenas fará isso com alunos do curso. Com isso, a gente estará entre pessoas conhecidas, com o mesmo foco e objetivos. O professor cuidará para que tudo corra bem (lembre-se: ele até pode excluir do grupo pessoas que não cumprirem as normas , mas isso não ocorrerá, certamente, entre nós) e ajudará a "levantar a bola", quando o grupo, por algum motivo, estiver diminuindo o ritmo.

 

 
Introdução
Aula 01
Aula 02
Aula 03
Aula 04
Aula 05
Aula 06
Aula 07
Aula 08
Aula 09
Aula 10

Web design e hospedagem por @ms public